PIX para doações CNPJ 04.132.172/0001-70

(47) 3366-3155
SAE – SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECÍFICO

SAE – SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECÍFICO

O Serviço de Atendimento Específico (SAE) é um serviço de cunho pedagógico destinado ao desenvolvimento e à manutenção de habilidades funcionais e cognitivas, visando à aquisição de conhecimentos e comportamentos que sejam essenciais aos educandos atendidos, no sentido de promover a sua independência e autonomia, para que eles tenham mais participação no contexto familiar e comunitário.

As habilidades cognitivas dizem respeito à “[…] percepção; atenção; memória; habilidade ou capacidade de categorizar eventos; formar conceito; resolver problemas, dos mais simples aos mais complexos” (GIL; SOUZA, 2012, p. 18); ou seja, estão relacionadas ao pensamento e à criatividade. Já as habilidades funcionais referem-se àquelas que são úteis e necessárias para promover a independência, a autonomia e a participação dos sujeitos no meio social, familiar e comunitário.

Dessa forma, as intervenções executadas no SAE possibilitam que os educandos ampliem a sua capacidade de realizar tarefas associadas ao autocuidado, segurança, saúde, tomada de decisões, expressão de preferências e comportamentos socialmente aceitos, tendo como ponto de partida as suas potencialidades e minimizando as limitações.

Tais limitações dizem respeito à deficiência intelectual (DI), que é caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) como no comportamento adaptativo, que abrange uma gama de competências sociais e práticas cotidianas (AAIDD, 2010).

Sendo assim, o atendimento oferecido pelo SAE está voltado à aquisição de habilidades funcionais e cognitivas que envolvem: vivência de experiências, percepções, atenção, identificação, interação, comunicação, memória, socialização, motricidade (orofacial, ampla e fina), bem como a satisfação pessoal por meio do lazer.

São elegíveis para o atendimento no SAE educandos com idade a partir dos 18 anos completos.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?