PIX para doações CNPJ 04.132.172/0001-70

(47) 3366-3155
ACOLHIMENTO

ACOLHIMENTO

Em geral, o nascimento de um filho com síndrome de Down (SD), que certamente é diferente daquele imaginado, torna-se um evento traumático e desestruturador, com grande impacto no equilíbrio familiar. A reação dos pais diante do diagnóstico apresenta-se de forma variada: revolta, medo, incredulidade, culpa, tristeza, estranheza, vergonha, frustração, rejeição, negação, apatia, raiva, conformismo, etc. As características desta reação são determinadas pelos significados sociais e crenças dos pais e mães em relação à deficiência. A recorrência a este repertório é necessária e os ajuda na compreensão do momento vivido por eles. Estes mais variados sentimentos e estados de humor vão se alternando, desencadeando um processo de adaptação dos pais à nova situação familiar, sendo o tempo necessário bastante distinto entre as famílias e mesmo entre o pai ou a mãe.

O momento da notícia do nascimento do filho com síndrome de Down é de fundamental importância. A forma como a notícia é dada, o momento e o tipo de linguagem utilizada podem comprometer a compreensão dos aspectos clínicos, influenciar nas expectativas dos pais em relação ao desenvolvimento físico, mental e emocional de seu filho, dificultar o estabelecimento dos vínculos afetivos e exacerbar ou minimizar os conflitos intrapsíquicos e interpessoais existentes entre o casal. O impacto causado é enorme, não somente no momento inicial, mas também mais tarde, refletindo ao longo de suas vidas e na de seus filhos. A maneira como a notícia é apresentada determina não somente a imagem que os pais criam sobre seu novo filho e seu futuro, mas também suas projeções sobre o futuro de toda a família. O grande desafio deste momento é proporcionar aos pais um processo de adaptação que tenha uma conotação positiva, conduzindo a situação de uma forma que traga mais satisfação e menos frustração.

A Amor pra Down dispõe de profissionais que estão prontos, a medida que forem chamados, para atender nas maternidades, nas residências das famílias ou na própria instituição. É só chamar!!

Contatos: (47) 99733-1009; (47) 99733-1044; pelo site, no ícone contato.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?